sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O PODER DE (IN)FORMAR


A jornalista francesa Sandrine Lage, que atua profissionalmente em Portugal, também esteve na Católica UniSantos para lançar o livro "O poder de (in)formar", que aborda a sustentabilidade na mídia. Durante a palestra que fez para os alunos de Jornalismo, Sandrine abordou como a mídia está tratando a agenda da sustentabilidade. A palestrante tem formação em Televisão e em Gestão de RH e Responsabilidade Social e concluiu, em 2008, o Masters Programme Design for Sustentainability, na Universidade de Cranfield, no Reino Unido, com a tese "Como melhorar a comunicação da sustentabilidade nos media". O livro tem prefácio de Ricardo Young e foi editado pela Envolverde.


Jornalismo representado em Encontro Interdisciplinar sobre Comunicação Ambiental


Di Renzo representou o curso em Sergipe

A UNISANTOS foi a única instituição da região representada no 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, realizado entre 13 e 15, em Aracaju, Sergipe. Foram submetidos, aceitos e apresentados dois trabalhos de conclusão de curso de Jornalismo, o Programa de Comunicação da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos e um trabalho de alunos do Programa de Mestrado em Direito Ambiental. Consultor do Programa de Comunicação da Dragagem, o professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo apresentou o projeto que busca constituir um canal eficaz e confiável de diálogo com os diferentes públicos neste processo. Ele integra um dos três programas que estão sob consultoria da UNISANTOS, iniciativa que faz parte do Monitoramento da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, exigido pelo IBAMA e de responsabilidade da CODESP. O professor Marcelo Di Renzo apresentou mais dois relatos, frutos de Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, sob a sua orientação: O Veículo Impresso e o Meio Ambiente da Baixada Santista, da aluna Gabriella Cristina Moura Santos, é resultado de um trabalho de pesquisa focado na publicação de assuntos relacionados ao meio ambiente, no Jornal A Tribuna, de agosto de 2009 a julho de 2010; e A nova Baixada Santista, uma grande reportagem sobre o futuro do litoral de São Paulo diante da exploração do pré-sal, de autorias das alunas Aline Branco, Kátia Alves e Roseli Nascimento. Educação Ambiental A Educação Ambiental e a Tecnologia Educacional como Propulsoras da Comunicação Ambiental no Brasil foi o trabalho dos alunos do Programa de Mestrado em Direito Ambiental, cujo objetivo é analisar a influência da educação ambiental e da tecnologia educacional no desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação ambiental no Brasil.


Alunos do Ensino Médio conhecem os estúdios 
de TV da UniSantos

Prof. Osvaldo Bezzi acompanhou a visita

Preparando-se para o Multirreferências da Ciência e da Arte, quando apresentarão trabalhos em vídeo sobre meio ambiente, alunos do 1º ano do Ensino Médio foram conhecer o estúdio de TV da Universidade Católica de Santos. O grupo, que foi recebido pelo professor Osvaldo Bezzi Pereira, recebeu informações sobre equipamentos utilizados para a captura de imagens, gravação, iluminação e fotografia até técnicas de edição, sonorização e softwares utizados no mercado. O grupo foi acompanhado pela coordenadora do Ensino Médio, Alcielle dos Santos, e pelas professoras de Biologia, Isabela Dias de Castro, e de Química, Sonia Aparecida de Brito. A parceria com a UniSantos é um diferencial oferecido aos alunos do Liceu Santista, que têm a oportunidade de um aperfeiçoamento curricular junto a professores universitários. "As informações recebidas pelos nossos alunos foram fundamentais para a produção e edição dos vídeos elaborados para o Multirreferências. Graças ao conhecimento adquirido com o professor Osvado, que nos recebeu muito bem, a qualidade dos trabalhos apresentados foi ampliada. Tenho certeza de que, com aquela visita, foram descobertos novos talentos para o audiovisual", comemora a coordenadora do Ensino Médio, Alcielle dos Santos.


Iris Poffo e Raquel Siqueira abordam
´Percepção e Comunicação de Risco` na UniSantos

Palestra abordou cases históricos

A bióloga, Íris Poffo, e a produtora de rádio de TV da área ambiental, Raquel Siqueira, falaram na noite do dia 9 de junho, na UniSantos, sobre “Percepção e Comunicação de Risco”, para alunos e professores dos cursos de Jornalismo, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, além de outros interessados.
A apresentação de Iris Poffo abordou o estudo de causas e consequências de acidentes ambientais nas regiões portuárias de São Sebastião e de Santos. A bióloga, que além de mestrado e doutorado em Ciências Ambiental, também é pós-doutora em psicologia clínica sobre percepção de risco, mostrou a reação das pessoas em casos de catástrofes e o resultado da pesquisa realizada nas duas cidades do litoral paulista.
A mestre Raquel Siqueira falou sobre a importância da comunicação de riscos ambientais na preparação do público para acidentes de grande porte. Ela também fez comentários a respeito da implantação do Plano de Alerta e Preparação para Emergências Locais – APELL – em São Sebastião.
A palestra, organizada pelo professor Marcelo Di Renzo, foi promovida pelo Centro Ciências da Comunicação e Artes, curso de Jornalismo, e pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, cursos de Engenharia Ambiental e de Gestão Ambiental,com o apoio da Editora Universitária Leopoldianum e da Agencia Experimental de Publicidade da UniSantos.

TCC de Jornalismo é apresentado
em Fórum de Cinema em Moçambique


“O Samba é Raiz – A História do Samba em Santos”, documentário produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelas alunas de Jornalismo Andressa Gonzales, Bárbara Renilze, Daniele Ciqueira e Tatiane Paulina, será apresentado no Festival Kugoma, em Moçambique, na África. O trabalho está entre as quatro produções do litoral paulista e as 12 do País que participam do Fórum de Cinema de Curta Metragens de Maputo, que acontece entre os dias 30 de junho e 11 de julho.  
O documentário já conquistou o Prêmio Plínio Marcos, na categoria curta documentário, em 2009, e também foi premiado na 7ª Edição do Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara. Além disso, por meio de uma parceria entre a UNISANTOS e a TV Cultura, o  curta já foi exibido, no Programa Campus, em rede nacional.
Produzido em 2008, o TCC, orientado pelo professor André Luís Marques Ferreira Rittes, conta a trajetória do samba na cidade, dos primeiros batuques que ecoavam dos engenhos de cana-de-açúcar, por volta de 1550, até as tradicionais rodas de samba e as casas noturnas que ainda agregam pessoas de todos os cantos, fazendo do samba um patrimônio cultural de Santos.
A participação no Fórum de Cinema foi possível por meio da parceria do Festival Kugoma com o Curta Santos - Festival Santista de Curta Metragens. O evento acontece em bairros periféricos da capital e em pontos com bastante movimentação de pessoas, como o aeroporto internacional e a região litorânea de Ka Tempe. As mostras são totalmente gratuitas e, a maioria, ao ar livre.  
Além do Brasil, representado pelo Curta Santos, o evento reúne curtas de Portugal, Espanha, Marrocos, França e Peru.



TCC de alunas de Jornalismo é classificado 
no Curta Santos

"As Sereias da Vila - O Futebol Feminino do Santos F.C." é o título das recém-formadas em Jornalismo pela UNISANTOS, Ana Cláudia Kabbach, Beatriz Dias e Marcella Martins, selecionado para participar da nona edição do Curta Santos - Festival Santista de Curta-Metragens. Produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  o trabalho compete com mais 14 produções na categoria "Olhar Caiçara".
O filme conta a história do time Sereias da Vila, por meio dos principais personagens envolvidos na criação do time santista, abordando a prática do futebol feminino no Brasil e todo o preconceito e discriminação encontrados pelas mulheres que optam pelo esporte.
O 9º Curta Santos, que este ano tem o tema "Para todas as mulheres do mundo", acontece de 13 a 17 de setembro.



Jornalismo UniSantos: entre os melhores do País 

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos) está entre os melhores do País. É o que confirma a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. O curso consta do GE Profissões Vestibular 2012, que circula a partir de 6 de outubro em todo o Brasil.



Professor na Bienal do Livro do Rio de Janeiro



O professor e editor da Leopoldianum (UniSantos), Marcelo Di Renzo, que ministra disciplinas de jornalismo impresso e radiojornalismo, esteve na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Di Renzo é, também, diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Na foto, o professor está no lado direito, de terno cinza. Ao centro, Alfredo Weisflog, formado em Jornalismo na UniSantos, e diretor editorial da Melhoramentos. Na esquerda, o presidente da ABEU, José Castilho Marques Neto, ao lado da vice-presidenta, Sheila Diab Maluf, e da diretora de Eventos, Flávia Goulart M.G. Rosa.

Alunos fazem cobertura de evento


Como projeto experimental da disciplina Comunicação Institucional I, os alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo realizam a cobertura jornalística institucional da IV Jornada da Educação e III Encontro da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação) da UniSantos, que acontece entre os dias 10 e 12 de maio de 2012. A cobertura inclui abertura do evento, palestras, debates, oficinas, exposições, entrevistas com professores, pesquisadores e diferentes públicos durante as atividades. 
O material produzido, que inclui cobertura fotográfica, é publicado diariamente no blog criado exclusivamente para o evento. O objetivo é colocar em prática o aprendizado, familiarizando o aluno à realidade de um evento e suas especificidades em relação à cobertura jornalística institucional e formas de divulgação.

O endereço do blog é http://www.jornadadaeducacao.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vozes do Futebol: nos bastidores das transmissões de rádio

Vai por mim!

TCC "As Sereiras da Vila"

TCC sobre Fotojornalismo

TCC_Nas redes da mídia

Ex-aluno conquista Prêmio Vladimir Herzog

O ex-aluno da UniSantos, Renato Santana, acaba de conquistar o cobiçado Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo, com a série “Crimes de Maio”, publicada no jornal A Tribuna, entre os dias 25 e 29 de abril. A publicação pode ser considerada uma das mais importantes e consistentes séries jornalísticas dos últimos tempos no Brasil, abordando os “Quatro Anos dos Crimes de Maio” e que demonstrou a existência de grupos de extermínio na Baixada Santista.

Instituído em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog. Uma das mais longevas premiações brasileiras, há 32 anos consecutivos reconhece o trabalho de jornalistas, personalidades e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.

TCC Diário de Classe (2011)

Vinheta da TV UniSantos

Trabalhos de ex-alunos concorrem no Curta Santos

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvidos por alunos do curso de Jornalismo da UNISANTOS concorrem aos prêmios da Mostra Olhar Caiçara Universitário, durante a oitava edição do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens. A exibição dos trabalhos será nesta quinta-feira (16), às 19h30. no Cine Roxy 5. No documentário Santos Suf City – Onde tudo começou, os alunos Bruno Penna, Camila Alvarez, Felipe Santos e Vitor Pajaro apresentam um outro lado do surf, um esporte marginalizado que virou instrumento de inclusão social. Já o polêmico documentário Sem Purpurina – Realidade GLBTT na Baixada Santista, das alunas Fernanda Balbino, Lara Finhochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici, conta historias de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros que vivem cercados pelos olhos curiosos da sociedade.

Curta Documentário premiado

O Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Jornalismo da UniSantos, realizado em 2008, "O Samba é raiz- A História do Samba em Santos" das ex-alunas Andressa Gonzales, Bárbara Renilze, Daniele Ciqueira , Tatiane Paulina foi o grande vencedor na categoria curta documentário do Prêmio Plínio Marcos 2009, arte, Cultura e Pensamento. O documentário já havia ganhado a PREMIAÇÃO OLHAR CAIÇARA Universitário na 7ª edição do Curta Santos.O documentário conta a trajetória do samba na cidade, dos primeiros batuques que ecoavam dos engenhos de cana-de-açúcar, por volta de 1550, até as tradicionais rodas de samba e as casa noturnas que ainda agregam pessoas de todos os cantos, fazendo do samba um patrimônio cultural de Santos. O TCC foi transmitido em rede nacional pela TV Cultura no Programa Campus.

TCC Goleiro: entre o céu e o inferno

Ensaio fotográfico (autora: Helena Passarelli - 2011)

Parceria com a TV Cultura

O projeto Campus nasceu com o objetivo de criar na grade de programação da TV Cultura um espaço para divulgação da produção acadêmica, transformando-se em um canal aberto entre a sociedade e a universidade.

Por meio dele, a TV Cultura criou um programa de televisão com o objetivo específico de difundir a produção intelectual realizada por alunos e professores vinculados às universidades brasileiras nas diversas áreas do conhecimento e difundir nacionalmente o perfil acadêmico das universidades.

A UniSantos é a única instituição da Baixada Santista que faz parte do seleto grupo de 16 universidades brasileiras a participar desta iniciativa inédita, que transmite em rede nacional a produção dos alunos de Jornalismo.

Acesse: http://www.tvcultura.com.br/campus/

Confira aqui os principais prêmios do Entrevista:

1974 – Menção honrosa - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Melhor Informativo - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Autor Universitário - Prêmio Rotary de Jornalismo Troféu - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1994 – 3º lugar - Expocom .
1995, 1996, 1999, 2000, 2001 e 2002 – 2º lugar – Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).
1997 e 1998 - 1º lugar – Expocom.
1998 – 1º lugar - categoria Contribuição Universitária - Líbero Badaró.
1999 - 1º lugar - categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2000 - Prêmio Libero Badaró - jornal Entrevista, Revista Imprensa.

2000 - 2º lugar - jornal laboratório ENTREVISTA – Expocom.

2001 - 2º lugar categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2005 - Voto de Congratulações - Câmara Municipal de Santos.
2006 - 1º lugar Publicação Impressa - Jornal Entrevista - Set Universitário - Mostra Competitiva Famecos - PUC RS.
2006 - Voto de Congratulação - Câmara Municipal de Santos.

2007 - Delfim - Na categoria Jornalismo Laboratorial - Rotary Clube e Sindicato dos Jornalistas.