sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CARREIRA INTERNACIONAL DE SUCESSO



Jornalista e Relações Públicas, Sônia Ambrósio de Nelson, formada pela Universidade Católica de Santos é especialista em “Mídia e Terrorismo”. Sonia cursou mestrado na Universidade Nacional de Cingapura, em Estudos Asiáticos, e é PhD em Sociologia, com especialização em Mídia e Terrorismo. Trabalhou como corresponde da BBC World Service desde 1996, Seção Brasil em Cingapura e, também, é responsável pelo Sudeste Asiático. Atuou como correspondente internacional do Jornal O Estado de S. Paulo e na Rádio Eldorado por 15 anos; foi, ainda, repórter do “Jornal A Tribuna” e do antigo jornal “Cidade de Santos”. Atualmente, é professora de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Sohar (Omã).


Semana de Jornalismo 2011
Editor de conteúdos da UOL abre a 
Semana de Jornalismo
Ricardo Fotios faz palestra de abertura para mais de 300 pessoas

A Semana de Comunicação começou, na segunda, dia 3 de outubro, com a palestra do jornalista Ricardo Fotios, que é atual gerente geral de conteúdo do portal UOL, o maior portal de notícias do Brasil. Foi repórter do Diário do Grande ABC (1994 a1996), editor-assistente da revista Contigo! (Editora Abril/1996), repórter colaborador da Folha de S.Paulo (1997 a 2000), editor da Home Page UOL (1997 a2004) e de UOL Interação (2006). Fotios abordou com muita propriedade temas relativos às redes sociais, como ética, comportamento profissional e deu dicas incríveis para quem quer trabalhar na Web.
Ao abordar a Primavera Árabe, Fotios afirmou que as pessoas é que são revolucionárias e que as redes sociais são apenas instrumentos para a expressão da vontade popular.


Jornalismo esportivo e redes sociais
                                                               Fotos: Rebecca Menezes
 
 "Jornalista deve ser do mundo, sempre ampliando novos horizontes", diz Giulietti.

Os jornalistas Alex Frutuoso, do Blog do Santos de A Tribuna e da TV Primeira de SV, e Conrado Giulietti da Rádio Estadão/ESPN, ambos formados na UniSantos, estiveram na Semana de Jornalismo para conversar com os alunos sobre jornalismo esportivo e as redes sociais. A palestra foi mediada pelo professor Marcelo Di Renzo. Os convidados abordaram o uso das redes sociais na cobertura esportiva, bem como a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil e deram informações importantes para quem for atuar nessa área do jornalismo. Giulietti disse ser a favor do uso das redes sociais no jornalismo. "Sempre usei o twitter para chamar os ouvintes", conta. "A rotina não mudou, só devemos saber filtrar todas as noticias", explica Giulietti sobre as novas mídias. 



Alex conta a relação entre jogadores e a imprensa e como faz para separar o amor pelo clube e o profissionalismo. "A mídia adora jogadores que viram celebridades, como o Ronaldo e o Neymar", declarou Frutuoso. E fez críticas à seleção. "A seleção brasileira nada mais é do que um produto, que prejudica todos os clubes brasileiros", disse Frutuoso.


Aluno do 1º ano entrevista Conrado Giulietti (ESPN)

Educomunicação: comunicando para a cidadania


Maria Fernanda: ‎"A Educomunicação não vai salvar o mundo. 
Mas as pessoas vão começar a se olhar e produzir conhecimento juntas."

Por Jéssyca Rolemberg & Juliana Vieira

Nesta quarta-feira (05) é a vez de Jornalismo e Cidadania na Conectamundi. Formada pela UNISANTOS, a jornalista Maria Fernanda Portolani atua em uma área interessante e ainda não muito conhecida pelos estudantes de jornalismo, a Educomunicação, que alia técnicas e conceitos da área de comunicação na aprendizagem. 
Atuando na ONG vicentina Camarâ, desde 2008, Maria Fernanda realiza um trabalho de comunicação junto com crianças e jovens de áreas periféricas de São Vicente. “Conheci a Educomunicação em uma das aulas da professora Benalva e me apaixonei. Virou meu tema de TCC e área de trabalho.”
Maria Fernanda comenta que apesar de não muito abordado, o jornalismo cidadão está presente no universo de todos os jornalistas. “Quem está estudando jornalismo tem o desejo de entender o mundo, a sociedade. Isso acaba se tornando o início da descoberta do jornalismo cidadão”. 
Editor do blog Mídia Cidadã e educador social na ONG EDUCAFRO, o jornalista formado pela UNISANTOS, Michel Carvalho da Silva, é um dos palestrantes da palestra sobre Jornalismo e Cidadania, vertente que trabalha com assuntos ligados às questões sociais pouco discutidas. 
O jornalista conta que desde o início da faculdade já se interessava pela área da cidadania. “A formação universitária fortaleceu esse aspecto, então foi importante toda a minha formação aqui na UNISANTOS, porque era um olhar diferente.”

Palestrantes discutem o futuro da Cidade



A quarta noite do evento discutiu o futuro de Santos, na perspectiva do surgimento do pré-sal e do boom imobiliário. O sociólogo, Célio Nori, diz que a mídia deveria dar mais atenção ao cidadão. “Os meios de comunicação tem um papel fundamental na construção da cidadania. Sem informação de qualidade, sem canais de comunicação não há cidadania. Os meios de comunicação deveriam estar mais próximos das questões dos cidadãos, de modo geral, e não apenas de uma forma padronizada”. 
O jornalista, Fernando Allende, que já atuou em veículos como A Tribuna e o Jornal O Estado de São Paulo, lembra do papel do profissional de jornalismo para a cidade. “O jornalismo é responsável por formar opinião e tem que pensar a cidade e trabalhar de maneira incansável para um futuro onde o progresso não seja muito perverso”. 
Já para o jornalista Rafael Motta, “a mídia acompanha de perto os problemas sociais, mas o enfoque depende muito da editoria em que vai sair porque nas empresas de comunicação também existem os interesses econômicos.” Esta é a opinião do jornalista Rafael Motta, formado pela UNISANTOS e atual subeditor do caderno Baixada Santista do jornal A Tribuna.

Jornalista faz palestra sobre cobertura de 
desastres e conflitos armados

                                                                      Foto: Érika Rios

O jornalista João Paulo Charleaux esteve nesta terça-feira, dia 20 de setembro, na Universidade Católica de Santos, para realizar uma palestra com o tema “Cobertura Jornalística em Conflitos Armados”. Nas duas horas de palestra, João Paulo contou um pouco de sua trajetória profissional e suas experiências não apenas na cobertura de conflitos armados, mas também na situação de desastres naturais. Formado na própria UniSantos, o jornalista possui um grande currículo para abordar o tema a que propôs na noite de terça. Editor assistente internacional do jornal O Estado de SP de 2008 a 2011, foi porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Foi também convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar palestras em um curso de preparação para jornalistas em áreas de conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vozes do Futebol: nos bastidores das transmissões de rádio

Vai por mim!

TCC "As Sereiras da Vila"

TCC sobre Fotojornalismo

TCC_Nas redes da mídia

Ex-aluno conquista Prêmio Vladimir Herzog

O ex-aluno da UniSantos, Renato Santana, acaba de conquistar o cobiçado Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo, com a série “Crimes de Maio”, publicada no jornal A Tribuna, entre os dias 25 e 29 de abril. A publicação pode ser considerada uma das mais importantes e consistentes séries jornalísticas dos últimos tempos no Brasil, abordando os “Quatro Anos dos Crimes de Maio” e que demonstrou a existência de grupos de extermínio na Baixada Santista.

Instituído em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog. Uma das mais longevas premiações brasileiras, há 32 anos consecutivos reconhece o trabalho de jornalistas, personalidades e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.

TCC Diário de Classe (2011)

Vinheta da TV UniSantos

Trabalhos de ex-alunos concorrem no Curta Santos

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvidos por alunos do curso de Jornalismo da UNISANTOS concorrem aos prêmios da Mostra Olhar Caiçara Universitário, durante a oitava edição do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens. A exibição dos trabalhos será nesta quinta-feira (16), às 19h30. no Cine Roxy 5. No documentário Santos Suf City – Onde tudo começou, os alunos Bruno Penna, Camila Alvarez, Felipe Santos e Vitor Pajaro apresentam um outro lado do surf, um esporte marginalizado que virou instrumento de inclusão social. Já o polêmico documentário Sem Purpurina – Realidade GLBTT na Baixada Santista, das alunas Fernanda Balbino, Lara Finhochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici, conta historias de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros que vivem cercados pelos olhos curiosos da sociedade.

Curta Documentário premiado

O Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Jornalismo da UniSantos, realizado em 2008, "O Samba é raiz- A História do Samba em Santos" das ex-alunas Andressa Gonzales, Bárbara Renilze, Daniele Ciqueira , Tatiane Paulina foi o grande vencedor na categoria curta documentário do Prêmio Plínio Marcos 2009, arte, Cultura e Pensamento. O documentário já havia ganhado a PREMIAÇÃO OLHAR CAIÇARA Universitário na 7ª edição do Curta Santos.O documentário conta a trajetória do samba na cidade, dos primeiros batuques que ecoavam dos engenhos de cana-de-açúcar, por volta de 1550, até as tradicionais rodas de samba e as casa noturnas que ainda agregam pessoas de todos os cantos, fazendo do samba um patrimônio cultural de Santos. O TCC foi transmitido em rede nacional pela TV Cultura no Programa Campus.

TCC Goleiro: entre o céu e o inferno

Ensaio fotográfico (autora: Helena Passarelli - 2011)

Parceria com a TV Cultura

O projeto Campus nasceu com o objetivo de criar na grade de programação da TV Cultura um espaço para divulgação da produção acadêmica, transformando-se em um canal aberto entre a sociedade e a universidade.

Por meio dele, a TV Cultura criou um programa de televisão com o objetivo específico de difundir a produção intelectual realizada por alunos e professores vinculados às universidades brasileiras nas diversas áreas do conhecimento e difundir nacionalmente o perfil acadêmico das universidades.

A UniSantos é a única instituição da Baixada Santista que faz parte do seleto grupo de 16 universidades brasileiras a participar desta iniciativa inédita, que transmite em rede nacional a produção dos alunos de Jornalismo.

Acesse: http://www.tvcultura.com.br/campus/

Confira aqui os principais prêmios do Entrevista:

1974 – Menção honrosa - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Melhor Informativo - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Autor Universitário - Prêmio Rotary de Jornalismo Troféu - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1994 – 3º lugar - Expocom .
1995, 1996, 1999, 2000, 2001 e 2002 – 2º lugar – Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).
1997 e 1998 - 1º lugar – Expocom.
1998 – 1º lugar - categoria Contribuição Universitária - Líbero Badaró.
1999 - 1º lugar - categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2000 - Prêmio Libero Badaró - jornal Entrevista, Revista Imprensa.

2000 - 2º lugar - jornal laboratório ENTREVISTA – Expocom.

2001 - 2º lugar categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2005 - Voto de Congratulações - Câmara Municipal de Santos.
2006 - 1º lugar Publicação Impressa - Jornal Entrevista - Set Universitário - Mostra Competitiva Famecos - PUC RS.
2006 - Voto de Congratulação - Câmara Municipal de Santos.

2007 - Delfim - Na categoria Jornalismo Laboratorial - Rotary Clube e Sindicato dos Jornalistas.