sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENTREVISTA: CARLOS MONFORTE

O jornalista formado pela UniSantos, Carlos Monforte, é coordenador da Globo News, em Brasília, e apresentador do Jornal das Dez, considerado o principal telejornal do canal a cabo.


Jornalismo UniSantos - Quais recordações guarda da UniSantos?

Carlos Monforte - São muitas as recordações. Todas boas. O primeiro contato com o ambiente universitário; a maneira diferente de aprender; a imersão num mundo novo; o primeiro contato com um jornal; a passagem da adolescência; o namoro que depois virou casamento (que dura 36 anos, agora em 2010). Como não podem ser boas as recordações?

J.U. - Conte um pouco de sua trajetória até se fixar em Brasília?

C.M. - Entrei em A Tribuna de Santos logo no primeiro ano da Faculdade. Fui aprender a ser repórter na sucursal do jornal em São Vicente, depois em Cubatão, ganhei um Prêmio Esso Regional. A seguir, a viagem para um curso de aperfeiçoamento na Espanha, a mudança para São Paulo (para O Estado de S. Paulo), outro curso de especialização (agora na França), a ida para TV Globo, em 1978. Depois de quatro anos, a proposta para a mudança para Brasília, para inaugurar o primeiro telejornal da manhã, a nível nacional: o Bom Dia Brasil (eu já tinha sido editor-chefe e apresentador do Bom Dia São Paulo). Estou em Brasília desde 1983 e, agora, coordeno a Globo News, televisão a cabo da  Globo. Apresento o Jornal das Dez, principal noticiário do canal.

J.U. - Como analisa a cobertura política, na atualidade?

C.M. - Com a volta da Democracia e o mercado competitivo, o Jornalismo se apresenta mais aberto e com possibilidade de ir mais fundo nos assuntos. Isso em todos os ramos, todos os segmentos. Na Política, uma parte nervosa do Jornalismo, a especialização é enorme e a cobertura é abrangente, tanto na parte noticiosa, como da análise, do comentário. Assim, está sendo possível abrir caixas pretas, ir fundo em investigações, que chegam a um mar de corrupção, impossível de se atingir em regimes autoritários. A Democracia abre esta oportunidade. E a necessidade e a vontade de tornar a paisagem política mais transparente levam a um resultado mais esclarecedor e nítido do que vivemos no país. Só uma imprensa livre e independente permite isso.
J.U. - O que o estudante de Jornalismo precisa ter de diferencial para ingressar na cobertura política?


C.M. - Primeiro, gostar do assunto. Depois, ler muita História do Brasil, e estar a par de todos os acontecimentos do cotidiano político. Mas fazer a relação de causa e efeito, saber porque as coisas acontecem de uma forma e não de outra, é fundamental. Um pouco de teoria política também é interessante; mas a prática é indispensável.


J.U. - Na sua opinião, qual o maior dilema que hoje os jornalistas enfrentam, diante desse mundo globalizado, onde a informação circula com tanta velocidade e tantas fontes?

C.M. - O Jornalismo é uma profissão de pessoas inquietas, não admite acomodação. É preciso estar por dentro das notícias, mas nesse mundo em que a cada dia surge uma novidade tecnológica, é mais que necessário estar a par de todas as novas plataformas de comunicação: saber trabalhar com a Internet? twiter, blogs ? aí estão as informações. Isso não chega a ser um dilema: faz parte do processo, da própria característica da profissão. Não dá pra vacilar.



ooOoo


Clóvis Galvão é o novo ombudsman do Entrevista

Fonte: A Tribuna

O jornalista de A Tribuna, Clóvis Galvão, de 73 anos, é o novo ombudsman do jornal Entrevista, que é produzido pelos alunos dos 5º e 6º semestres do curso de Jornalismo. Clóvis ingressou em A Tribuna, em 1960, após rápida passagem pelo jornal O Estado de S. Paulo. É considerado como um dos mais notáveis jornalistas de Santos, tendo passado pelas editorias Local, Sindical, Nacional e Esportes, na qual foi editor. Foi Editor-Adjunto e, a partir de 91, se fixou na função de editorialista. Clóvis Galvão assume a função de ombudsman, em 2012, no lugar da jornalista e Editora-Executiva de A Tribuna, Arminda Augusto, que exerceu a função por dois mandatos. O jornal Entrevista possui a figura o ombudsman desde 1996.
Para conhecer mais o jornal-laboratório Entrevista, clique aqui.
Grupo de Pesquisa estuda a violência na mídia
                                
                                Fonte: UniSantos/Assessoria
Profa. Dra. Benalva coordenou a pesquisa


O Grupo de Pesquisa Violência e Mídia Impressa, coordenado pela Profa. Dra. Benalva da Silva Vitório, concluiu os trabalhos e encaminhou, no início de maio de 2012, o resultado para apreciação do Instituto de Pesquisas Científicas (IPECI) da UniSantos. O trabalho intitulado “A violência na mídia impressa: efeitos de sentido”. A pesquisa integrou alunos dos cursos de Jornalismo e Direito e procurou compreender os sujeitos no discurso da mídia impressa sobre a violência.
O trabalho teve como base os princípios e procedimentos da Análise do Discurso da Escola Francesa e analisou textos veiculados em três jornais diários: Diário do Litoral, A Tribuna e Folha de S. Paulo, constituindo corpus para análise a respeito de quatro acontecimentos: mulher que jogou o filho recém nascido na caçamba de lixo em Praia Grande; massacre na escola de Realengo; agressões a homossexuais e conflitos na Líbia.
Além da análise do discurso, o grupo aplicou questionários em amostra de leitores de jornais impressos e realizou entrevistas em profundidade com profissionais do Jornalismo e do Direito, a fim de compreender a visão dos mesmos sobre a cobertura da mídia, no que se refere à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vozes do Futebol: nos bastidores das transmissões de rádio

Vai por mim!

TCC "As Sereiras da Vila"

TCC sobre Fotojornalismo

TCC_Nas redes da mídia

Ex-aluno conquista Prêmio Vladimir Herzog

O ex-aluno da UniSantos, Renato Santana, acaba de conquistar o cobiçado Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo, com a série “Crimes de Maio”, publicada no jornal A Tribuna, entre os dias 25 e 29 de abril. A publicação pode ser considerada uma das mais importantes e consistentes séries jornalísticas dos últimos tempos no Brasil, abordando os “Quatro Anos dos Crimes de Maio” e que demonstrou a existência de grupos de extermínio na Baixada Santista.

Instituído em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog. Uma das mais longevas premiações brasileiras, há 32 anos consecutivos reconhece o trabalho de jornalistas, personalidades e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.

TCC Diário de Classe (2011)

Vinheta da TV UniSantos

Trabalhos de ex-alunos concorrem no Curta Santos

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvidos por alunos do curso de Jornalismo da UNISANTOS concorrem aos prêmios da Mostra Olhar Caiçara Universitário, durante a oitava edição do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens. A exibição dos trabalhos será nesta quinta-feira (16), às 19h30. no Cine Roxy 5. No documentário Santos Suf City – Onde tudo começou, os alunos Bruno Penna, Camila Alvarez, Felipe Santos e Vitor Pajaro apresentam um outro lado do surf, um esporte marginalizado que virou instrumento de inclusão social. Já o polêmico documentário Sem Purpurina – Realidade GLBTT na Baixada Santista, das alunas Fernanda Balbino, Lara Finhochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici, conta historias de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros que vivem cercados pelos olhos curiosos da sociedade.

Curta Documentário premiado

O Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Jornalismo da UniSantos, realizado em 2008, "O Samba é raiz- A História do Samba em Santos" das ex-alunas Andressa Gonzales, Bárbara Renilze, Daniele Ciqueira , Tatiane Paulina foi o grande vencedor na categoria curta documentário do Prêmio Plínio Marcos 2009, arte, Cultura e Pensamento. O documentário já havia ganhado a PREMIAÇÃO OLHAR CAIÇARA Universitário na 7ª edição do Curta Santos.O documentário conta a trajetória do samba na cidade, dos primeiros batuques que ecoavam dos engenhos de cana-de-açúcar, por volta de 1550, até as tradicionais rodas de samba e as casa noturnas que ainda agregam pessoas de todos os cantos, fazendo do samba um patrimônio cultural de Santos. O TCC foi transmitido em rede nacional pela TV Cultura no Programa Campus.

TCC Goleiro: entre o céu e o inferno

Ensaio fotográfico (autora: Helena Passarelli - 2011)

Parceria com a TV Cultura

O projeto Campus nasceu com o objetivo de criar na grade de programação da TV Cultura um espaço para divulgação da produção acadêmica, transformando-se em um canal aberto entre a sociedade e a universidade.

Por meio dele, a TV Cultura criou um programa de televisão com o objetivo específico de difundir a produção intelectual realizada por alunos e professores vinculados às universidades brasileiras nas diversas áreas do conhecimento e difundir nacionalmente o perfil acadêmico das universidades.

A UniSantos é a única instituição da Baixada Santista que faz parte do seleto grupo de 16 universidades brasileiras a participar desta iniciativa inédita, que transmite em rede nacional a produção dos alunos de Jornalismo.

Acesse: http://www.tvcultura.com.br/campus/

Confira aqui os principais prêmios do Entrevista:

1974 – Menção honrosa - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Melhor Informativo - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1975 – 1º lugar – Autor Universitário - Prêmio Rotary de Jornalismo Troféu - Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil.
1994 – 3º lugar - Expocom .
1995, 1996, 1999, 2000, 2001 e 2002 – 2º lugar – Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).
1997 e 1998 - 1º lugar – Expocom.
1998 – 1º lugar - categoria Contribuição Universitária - Líbero Badaró.
1999 - 1º lugar - categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2000 - Prêmio Libero Badaró - jornal Entrevista, Revista Imprensa.

2000 - 2º lugar - jornal laboratório ENTREVISTA – Expocom.

2001 - 2º lugar categoria Jornal Laboratório Entrevista – Expocom.
2005 - Voto de Congratulações - Câmara Municipal de Santos.
2006 - 1º lugar Publicação Impressa - Jornal Entrevista - Set Universitário - Mostra Competitiva Famecos - PUC RS.
2006 - Voto de Congratulação - Câmara Municipal de Santos.

2007 - Delfim - Na categoria Jornalismo Laboratorial - Rotary Clube e Sindicato dos Jornalistas.